O objectivo era demonstrar e praticar formas de progressão e equipagens que não se faz com regularidade, e como é possível praticar sem ser em ambiente de cavidade, organizamos desta forma uma actividade que desse para realizar de forma mais visível e porque não também mais segura.
Posso dizer que foi um excelente fim-de-semana, passado na companhia de gente que gosta de andar pendurado e além disso, pessoas com carácter e espírito de aventura.
Podemos fazer muita coisa para a evolução da espeleologia, explorar, topografar, registar etc... mas também podemos promover, desta forma estamos a criar visibilidade para quem de espeleologia muitas vezes só ouviu falar e pouco, vamos abrir uma porta para quem quer pertencer a família de espeleólogos mas que muitas vezes não sabe como aparecer nem onde procurar. Assim poderemos estar a “criar discípulos”, que serão os espeleólogos do amanhã.
É necessário deixar o nosso legado entregue a verdadeiros espeleólogos.
Orlando Elias no comando da destruição
João Moutinho e Joaquim Silva a rebentar com tudo
Mario Matos em "Esforço"
Os Presentes:
Alto relevo:José Silva, Beatriz Silva, Sandra Sousa, João Moutinho, Tiago Macedo, Pedro Aguiar, Joaquim Silva, Ricardo Tavares, Gonçalo Azevedo e Jorge Rego.
AES: Alvaro Jalles e Margarida Jalles.
NALGA: Paulo Rodruiges.
NEALC: Orlando Elias, Orlando António, Sergio Alves, Mario Matos e André Gaspar. (Vitor Figueiredo não encontrou o caminho, e o Carlos Lemos teve uma impossibilidade de última hora...tás perdoado...)
Programa
Dia 21 Sábado(manhã): Técnicas de desobstrução; Sistemas de Comunicação; Sistemas de desmultiplicação 1:3 e 1:4.
Dia 21 Sábado(tarde): Técnicas de equipagem avançadas; Técnicas de Escalada em Grutas; Técnicas de Progressão avançadas; Passagens áereas -Progressão em tectos; Rappel Guiado; PassaBlocos.
Dia 22 Domingo :Saídas as majestosas cavidades do Maciço.