segunda-feira, 7 de abril de 2008

Curso de Espeleo... Nível I 06-04-08 (2º Dia)

MANHÃ DO 2º DIA NA GRUTA DO PENA Gruta Algar do Pena, neste centro de interpretação subterrâneo poderá observar a maior galeria natural de Portugal.
Esta cavidade tem mais de 100.000m3 de volume.
Poderá observar esta "sala natural" desde a sua plataforma, a mais de 35m de altura.
A galeria tem mais de 45m de altura e tem uma profundidade máxima de uns impressionantes 90m de profundidade.

























































TARDE DO 2º DIA NO ALVIELA
Percurso pedestre do Alviela, permite-nos visitar a Exsurgência, o Canhão Cársico, o poço escuro zona de estravasamento do Rio Alviela, a Janela Cársica e a zona da Perda da Ribeira dos Amiais.




















































Geodromo
Uma viagem através da era dos dinossauros até aos dias de hoje...
Neste simulador virtual podemos viajar através das origens da nascente do Alviela, formação da rocha calcária desde à 175 milhões de anos, acompanhar manadas de dinossauros que passaram sobre as margens da Serra de Aire e conduz-nos até as profundezas da terra através de grutas ou cursos de água.
Podemos acompanhar fenómenos geológicos, como a deriva dos continentes, o impacto do meteorito que abriu a cratera de “THOR” ao largo da Nazaré e também a elevação do Maciço das Serras de Aire e Candeeiros.







Climatógrafo
O ciclo da água em 3D
Através de imagens tridimensionais o visitante pode ver os 180Km2 de território que integra a bacia de alimentação do Alviela, podendo ver também as estações do ano e observar caudais anuais na ordem dos 120 Milhões de m3 de água, com isto ficará a saber porque é que hoje se sabe que ali se encontra uma das maiores reservas de água subterrânea de Portugal.






Quiroptário
Vida de Morcego...
Neste espaço pode transformar as suas mãos em asas, ver com os ouvidos, aumentar as orelhas para ouvir melhor, repousar pendurado pelos pés e comer durante a noite metade do seu peso em comida.















Companheiro do Laúremio


Neste metro quadrado cabem mais de 2000 Morcegos Peluche









Daniela e Noémia a tentar "ver" com o sonar, identico ao que os morcegos fazem para se orientarem em voo.





Rafaela e Laúremio a tentar "comer" mais de metade do seu peso em comida numa só noite de "caça". É isto que os morcegos fazem todas as noites quando saem das grutas para caçar insectos.

Sem comentários: