segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

A maior galeria do Mundo


A maior gruta do mundo foi descoberta em 1980 na ilha do Bornéu, no sudeste Asiático. A gruta é suficientemente grande para conter 23 campos de futebol. A gruta era demasiadamente grande para poder ser iluminada pelas lanternas que traziam e demoravam doze horas a explorá-la em toda a sua extensão.
A gruta Sarawak tem 700 metros de comprimento e uma altura média de 300 metros. A altura do tecto vai dos 70 aos 120 metros. Uma das suas galerias subterrâneas tem mais de 75 quilómetros de comprimento. Muitas dessas grutas estão actualmente abertas ao público.
A ilha do Bornéu, situa-se na
Linha do Equador, pelo que a temperatura é, nesta ilha, sempre razoavelmente elevada. Durante milhões de anos, a água das chuvas infiltrou-se ao longo de uma enorme falha. Esta falha é de calcário, que é uma rocha macia. Uma vez que contém um ácido fraco a água da chuva dissolveu o calcário e formou grutas no interior da montanha.
Embora no interior da gruta seja escuro, úmido e frio, há criaturas que lá vivem, como
escorpiões venenosos, caranguejos semitransparentes, aranhas cegas e cobras brancas. Há colónias de morcegos que permanecem pendurados no tecto da gruta durante o dia e se afastam durante a noite para procurar comida. Também há andorinhas, que constróem os seus ninhos na gruta. No interior da gruta também podem ser encontradas centopéias perfeitamente adaptadas à vida no escuridão.

2 comentários:

Unknown disse...

porque a gruta sarawak é a maior do mundo se sua extenção é de apenas 75km e a toca da boa vista q já tem 107km mapeados não é considerada maior que a sarawak?

NEALC - Núcleo de Espeleologia de Alcobaça disse...

Bom dia Paulo Alberto,
Antes de mais, gostaria de agradecer a tua visita ao nosso blog e o teu comentário.

Nas grutas existe a possibilidade de se atingir vários recordes.

- em profundidade máxima atingível (Krubera 2080m de profundidade)

- em extensão (desenvolvimento total percorrido a escala humana – Mammoth cave nos EUA 563km)

- o maior poço vertical (em França – 330m de poço vertical)
- ou a maior galeria em termos de volume (sarawak)

A sarawak detêm até ao momento o record de a maior galeria (sala) do mundo, cujas medidas estão especificadas na notícia do blog.

mensagem diz: “a maior galeria do mundo”

Espero ter esclarecido

Dispõe sempre

Saudações espeleologicas
Orlando António
NEALC